Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia de hérnia de disco por endoscopia

imagem ilustrativa
Imagem: Shutterstock

9 março, 2023

Por:

Técnica minimamente invasiva proporciona resultados eficazes para tratamento de alguns casos de hérnia de disco

Você provavelmente já conheceu alguém que sofre ou sofreu com problemas relacionados à hérnia de disco, justamente por ser uma condição bastante comum. A estrutura da coluna vertebral é formada por discos intervertebrais de tecido cartilaginoso, os quais funcionam como um “amortecedor” para diminuir o atrito entre as vértebras. Quando esses discos se deslocam por conta do tempo, predisposição genética ou esforço repetitivo, os nervos da coluna ficam comprimidos, causando a chamada hérnia de disco.

Um dos métodos mais modernos e avançados para tratar essa condição é a cirurgia de hérnia de disco por endoscopia. O procedimento é minimamente invasivo e proporciona uma rápida recuperação em comparação às cirurgias abertas porque agride de forma mínima os tecidos, músculos e articulações. Veja a seguir todos os detalhes e informações sobre a cirurgia de hérnia de disco por endoscopia.

Como é feita a cirurgia de hérnia de disco por endoscopia

Através de uma pequena incisão, de aproximadamente 8mm, é introduzido o endoscópio com uma câmera equipada com luz em sua extremidade, além dos instrumentos cirúrgicos. Dessa forma, o médico consegue visualizar as imagens em um monitor de alta resolução e acessar a hérnia de disco, removendo as partes do disco danificadas e aliviando a pressão nos nervos.

Como a cirurgia de hérnia de disco por endoscopia não causa lesão muscular na pele, o período pós-operatório é mais tranquilo, com uma recuperação mais rápida e resultados semelhantes aos de cirurgias convencionais.

Para quem é indicada a cirurgia de hérnia por endoscopia

Pacientes que sofrem de hérnia de disco lombar ou cervical, alguns casos de estenose e artropatia facetária podem ser submetidos à cirurgia de hérnia de disco por endoscopia. O médico especialista no tratamento da coluna avalia a necessidade do procedimento, mas é importante frisar que outros tratamentos não cirúrgicos devem ter prioridade antes de partir para a cirurgia de hérnia de disco por endoscopia.

Vantagens da hérnia de disco por endoscopia

Como a cirurgia de hérnia de disco por endoscopia é minimamente invasiva, com uma incisão de 1cm no máximo, a recuperação do paciente é acelerada porque ocorre menos sangramento e traumas na pele e musculatura da coluna. Outra vantagem é que o médico consegue concluir o procedimento em uma ou duas horas, o que permite uma alta hospitalar no mesmo dia.

Recuperação

A internação do paciente que realiza a cirurgia de hérnia de disco por endoscopia costuma durar menos de 24 horas, pois o procedimento pode ser executado com anestesia local e sedação. Após se recuperar da anestesia, o paciente é levado para o quarto, onde já consegue ficar de pé e andar. No período de cicatrização, em torno de 10 dias, é importante que a pessoa que se submeteu à cirurgia de hérnia de disco por endoscopia evite sobrecarregar a coluna com movimentos que necessitam de esforço.

Em seguida, o paciente já pode iniciar as sessões de fisioterapia para recuperar a força muscular e a reabilitação da postura. A prática de esportes e atividades que demandam maior esforço físico deve ser avaliada junto ao médico especialista no período de acompanhamento pós-cirúrgico, mas geralmente pode ocorrer depois de um mês, dependendo do caso.

Contraindicações

A endoscopia é uma técnica moderna para tratar problemas de hérnia de disco na coluna, mas em alguns casos ela não é indicada como a melhor forma de tratamento. Vejamos alguns deles:

  • Hérnias de disco calcificadas;
  • Escolioses;
  • Hipercifoses;
  • Revisões de cirurgia com excesso de fibrose.

Quem realiza a cirurgia?

O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião especialista em Cirurgia da Coluna, além de possuir especialização em Cirurgia Endoscópica. Por ser uma técnica avançada, contar com um profissional com experiência na área é fundamental para oferecer o melhor tratamento e recuperação ao paciente. O Dr. Lucas Vasconcellos destaca-se por oferecer soluções minimamente invasivas para tratar hérnias de disco e outras deformidades da coluna, sempre levando em conta as necessidades de cada paciente.

Entre em contato e agende sua consulta e entenda mais sobre o assunto com o Dr. Lucas Vasconcellos.

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos

Hospital Albert Einstein

Biblioteca Virtual em Saúde

Sociedade Brasileira de Reumatologia