Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Como aliviar as dores na coluna?

Imagem de um homem com dor na coluna
Imagem: Shutterstock

7 dezembro, 2022

Por:

Saiba como aliviar as dores na coluna com cuidados em casa e a importância de buscar assistência especializada em caso de recorrência do desconforto

Muitas pessoas buscam formas para aliviar as dores na coluna, uma vez que 80% da população mundial já teve ou terá dor nas costas em algum momento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda que saber como aliviar as dores na coluna seja importante, é sempre necessário que seja realizada uma avaliação médica especializada para o diagnóstico e encaminhamento do tratamento correto.

As dores podem acometer qualquer extensão da coluna, mas as dores na lombar são maioria e a segunda motivação mais comum para a busca de consultas.

Como aliviar as dores na coluna?

Existem recomendações de como aliviar as dores na coluna em casa, mas lembre-se que essa abordagem não substitui a avaliação médica.

Medicação

A forma mais comum e difundida para aliviar as dores na coluna é a medicação, sendo usados remédios como relaxantes musculares ou anti-inflamatórios.

Apesar da maioria dessas medicações não exigirem prescrição médica, é fundamental que não se recorra à automedicação, principalmente de forma recorrente.

O uso regular de medicações não prescritas para aliviar as dores na coluna que sejam crônicas é uma opção perigosa à saúde, podendo causar intoxicação medicamentosa e agravo da condição vertebral devido à falta de tratamento especializado.

Repouso

O repouso é uma indicação comum para aliviar as dores na coluna, mas é importante que ele seja visto como uma opção para momentos de inflamações e dor aguda.

No médio prazo, o repouso demasiado resulta no enfraquecimento muscular, o que compromete ainda mais a saúde da coluna vertebral, pois piora a sustentação do corpo e a manutenção de uma postura correta.

Pausas na rotina

Conforme aumenta o número de pessoas em atividades administrativas, cresce a incidência de problemas da coluna relacionados ao trabalho.

A recomendação para prevenir e aliviar as dores na coluna é fazer pausas na rotina de trabalho e alongar a musculatura, especialmente nos seguintes pontos de maior tensão:

  • Braços;
  • Pulsos;
  • Pescoço;
  • Lombar.

Em algumas empresas, essa recomendação foi institucionalizada por meio da ginástica laboral regular.

Conforto ao dormir

Muitas pessoas com problemas na coluna ignoram a importância do conforto ao dormir como um fator determinante para redução de dores e desconfortos físicos.

O ideal é aliar conforto e alinhamento da coluna, sendo indicado um colchão semirrígido ou de espuma.

Caso durma de barriga para cima, use um travesseiro sob a cabeça e outro embaixo dos joelhos. Se preferir ficar de lado, o travesseiro deve ser usado na cabeça e entre as pernas. Para quem dorme de bruços, é recomendado o uso de apenas um travesseiro sob a barriga.

Fisioterapia

A fisioterapia é uma das principais formas de aliviar as dores na coluna, pois é uma prática completa focada no relaxamento, mobilidade e fortalecimento.

O fisioterapeuta é o profissional mais qualificado para orientar os exercícios físicos, respeitando as limitações do paciente e compreendendo as implicações do problema na coluna.

Entretanto, para que a fisioterapia seja mais efetiva, é importante que haja um diagnóstico para identificar as causas das dores na coluna.

Massagens

As massagens relaxantes também são uma boa opção para aliviar as dores na coluna, pois ajudam a soltar e reduzir a tensão da musculatura.

Apesar de propiciar alívio às regiões afetadas pelo desconforto, ela não é indicada como tratamento para problemas na coluna vertebral, sendo apenas associada a terapias convencionais.

Compressas mornas

As compressas mornas contribuem para aumentar o fluxo sanguíneo no local dolorido, promovendo o relaxamento das estruturas musculares de forma analgésica.

Apesar de ser uma boa opção para dores crônicas, as compressas mornas não são recomendadas quando o local está inflamado, pois pode agravar o quadro. Também é importante tomar cuidado para não queimar a pele, mantendo a compressa por, no máximo, 20 minutos.

Exercícios físicos

O sedentarismo é um grande responsável pelas dores na coluna, de forma que realizar exercícios físicos regularmente pode ajudar a aliviar essas dores ao mesmo tempo em que promove o fortalecimento muscular, prevenindo problemas vertebrais no futuro.

Os exercícios físicos, como a musculação, ajudam também na manutenção da postura correta, o que contribui no alívio de dores musculares e articulares.

Quando procurar um especialista?

Essas recomendações para aliviar as dores na coluna podem contribuir na saúde geral do paciente, mas caso haja persistência das dores e desconfortos na coluna, é fundamental buscar um especialista em coluna.

O neurocirurgião especializado em coluna é o mais qualificado para avaliar o quadro, fazendo o diagnóstico da condição por meio da anamnese e exames radiológicos para, então, recomendar as condutas ideais não apenas para aliviar as dores na coluna, como também para tratar as causas do problema.

Entre em contato com o Dr. Lucas Vasconcellos agora mesmo e agende já sua consulta.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia