Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Especialista em infiltração na coluna

imagem ilustrativa
Imagem: Shutterstock

15 março, 2023

Por:

Procedimento considerado seguro e pouco invasivo é feito de forma percutânea para tratar a famosa e temida dor nas costas

Quem sofre com dores na coluna sabe o quanto esse problema pode ser incômodo. Uma das alternativas mais bem sucedidas para o tratamento da condição é a infiltração na coluna, procedimento cujo objetivo é aliviar a dor e reduzir a inflamação na região. O médico especialista em infiltração na coluna injeta medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides, com o auxílio de seringas e agulhas diretamente nos pontos onde o paciente sente dor.

Também chamado de bloqueio anestésico, o procedimento é rápido e minimamente invasivo, já que não provoca nenhum tipo de corte, e o paciente pode sentir um alívio imediato das dores na coluna, além de ajudar o especialista em infiltração na coluna no diagnóstico.

Qual o médico faz a infiltração na coluna?

O médico especialista em cirurgia da coluna é o profissional habilitado para realizar a técnica, considerada extremamente segura. O especialista em infiltração na coluna aplica anestesia local na região afetada antes de injetar os medicamentos já citados acima. Todo o procedimento é feito em ambiente hospitalar, com o auxílio de equipamentos de imagem (radioscopia e tomografia computadorizada) e leva cerca de 30 minutos, o que permite que o paciente volte para casa no mesmo dia e permaneça em repouso por, pelo menos, 24 horas.

Após esse período, o paciente já pode retomar as suas atividades diárias, sempre recomendando as orientações médicas.

Quais os tipos de infiltrações na coluna?

O especialista em infiltração na coluna pode realizar a técnica de várias maneiras diferentes, de acordo com os sintomas, quadro clínico e região onde os medicamentos serão aplicados. Os principais tipos de infiltrações na coluna são:

Infiltração facetária

Infiltração utilizada para amenizar as dores na faceta articular que liga os ossos da coluna. Quando o paciente sente muitas dores persistentes na região lombar, a infiltração facetária se faz necessária para tratar problemas, por exemplo, como:

  • Artrose facetária;
  • Artrite facetaria;
  • Espondilolistese;
  • Estenose de canal;
  • Escoliose degenerativa.

Infiltração foraminal ou radicular

O especialista em infiltração na coluna realiza o procedimento na região do forâmen, uma espécie de canal de passagem do nervo espinhal, responsável por conduzir estímulos neurológicos para todos os membros do corpo.

Infiltração epidural

Esse tipo de infiltração é aplicada quando o paciente possui dores e inflamação irradiada no trajeto de um nervo para as pernas, braços e pescoço em decorrência de algumas das seguintes doenças:

  • Hérnia de disco lombar;
  • Espondilolistese degenerativa;
  • Espondilolistese ístmica;
  • Protrusão e degeneração discal.

Infiltração sacroilíaca

Nas situações de sacroileíte, inflamação em uma ou ambas as articulações sacroilíacas — local de conexão entre a coluna vertebral e a bacia — o especialista em infiltração na coluna pode fazer o procedimento para o rápido alívio dos sintomas do paciente.

Infiltração na raiz do nervo

Essa técnica é aplicada pelo especialista em infiltração na coluna diretamente nos nervos individuais da espinha.

Como encontrar um bom especialista?

As dores na coluna são um problema bastante comum, pois dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 80% da população já teve ou terá essa condição em alguma parte da vida. A infiltração na coluna é um tratamento que apresenta resultados extremamente positivos e eficientes em relação às dores e o quadro geral, além de melhorar a movimentação da coluna e trazer benefícios a longo prazo para a saúde do paciente.

O principal deles é que o tratamento pode eliminar a possibilidade de uma cirurgia futura, de acordo com a análise do médico especialista em infiltração na coluna. Por esses motivos, é importante contar com o acompanhamento de um profissional com conhecimento profundo para tal procedimento.

O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião da coluna vertebral com residência em Neurocirurgia e especialização em Cirurgia da Coluna. Seu foco é oferecer procedimentos minimamente invasivos, entre eles a infiltração na coluna, para tratar alterações e desconfortos nessa região.

Entre em contato e agende sua consulta e entenda mais sobre o assunto com o Dr. Lucas Vasconcellos.

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia