Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Hábitos que causam desgastes na coluna

imagem ilustrativa
Imagem: Shutterstock

12 setembro, 2023

Por:

Desgaste da coluna é um processo natural do envelhecimento, mas que pode ser acelerado por hábitos inadequados

A coluna vertebral é uma estrutura constituída por vários ossos (vértebras) que têm, entre suas funções, a de sustentar e dar mobilidade ao corpo. Entre cada vértebra, existem os discos intervertebrais, que amortecem os impactos e evitam o atrito entre uma vértebra e outra.

Com o passar do tempo, ocorre o envelhecimento da coluna e com ele o processo degenerativo natural dos discos e vértebras, que causam a famosa dor nas costas. Porém, esse processo pode ser acelerado por conta de hábitos que causam desgastes na coluna.

A espondilose é o termo genérico utilizado para definir os desgastes na coluna e pode ocorrer em qualquer parte da coluna, principalmente nas porções cervical e lombar. Se não tratada, essa condição pode evoluir para várias doenças que causam dor, desconforto e limitação dos movimentos.

A seguir, conheça os hábitos que causam desgastes na coluna e saiba como evitá-los para ter uma maior qualidade de vida.

Entre em contato agora mesmo

Hábitos que desgastam a coluna

Quem sofre com dores nas costas, certamente vai se identificar com algum dos hábitos que causam desgastes na coluna que listamos abaixo.

Má postura corporal

Durante as atividades do dia a dia, muitas pessoas adotam uma postura incorreta que favorece o desgaste de discos e articulações da coluna. O corpo deve ficar alinhado com uma postura ereta quando estamos de pé ou sentados para distribuir o peso corretamente e evitar que as vértebras fiquem sobrecarregadas.

Levar peso excessivo

Um dos hábitos que causam desgastes na coluna cometidos por muita gente é levantar um peso excessivo e de maneira inadequada. Ao pegar um objeto pesado do chão, por exemplo, o correto é flexionar os joelhos e manter os pés afastados, e não curvar a coluna em direção ao chão. Ao fazer o movimento correto em situações do tipo, você evitará a degeneração precoce da coluna e seus consequentes problemas.

Ficar horas na mesma posição

A coluna necessita de movimento para não sofrer com o desgaste. Isso porque ficar estático por muito tempo prejudica a hidratação dos discos intervertebrais, o que favorece o desgaste entre as vértebras.

Trabalhar muito tempo sentado

Quem passa muito tempo trabalhando em frente ao computador deve manter a lombar apoiada no encosto, o quadril posicionado para trás e os pés apoiados no chão ou em um suporte para não tensionar a lombar. Cruzar as pernas ou se curvar para frente são hábitos que causam desgastes na coluna e devem ser evitados por quem fica muito tempo sentado.

Dirigir por longos períodos

Estudos indicam que dirigir por mais de duas horas todos os dias aumenta em cinco vezes o risco de dor lombar. Isso acontece por causa da falta de mobilidade e excesso de movimentos repetitivos.

Sedentarismo

A falta de exercícios físicos provoca o enfraquecimento da musculatura da coluna vertebral e favorece o desgaste prematuro da estrutura. Além disso, o sedentarismo contribui para o quadro de obesidade, que sobrecarrega ainda mais a coluna.

Entre em contato agora mesmo

Como evitar os desgastes na coluna

Ao conhecer os hábitos que causam desgastes na coluna, fica mais fácil evitá-los com as seguintes medidas:

  • Faça pausas no trabalho para movimentar o corpo;
  • Evite usar saltos altos por muito tempo;
  • Não carregue muito peso;
  • Faça atividade física regularmente para evitar o sedentarismo;
  • Ao dirigir por longas distâncias, faça paradas para alongar a musculatura.

Tratamento para os desgastes na coluna

Os hábitos que causam desgastes na coluna só aceleram um processo que é natural do envelhecimento, portanto o tratamento envolve o controle dos sintomas. Desse modo, o médico especialista em coluna pode recomendar terapias conservadoras com o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, repouso, exercícios de fisioterapia para reforço muscular e infiltração na coluna.

Caso esses métodos não apresentem os resultados esperados, pode ser indicada uma intervenção cirúrgica.

Qual profissional trata os desgastes na coluna?

O acompanhamento médico de um especialista em coluna é fundamental para evitar hábitos que causam desgastes na coluna e prevenir problemas na região. O Dr. Lucas Vasconcellos é médico neurocirurgião da coluna vertebral e possui o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, um profissional com conhecimento e experiência para diagnosticar e tratar qualquer deformidade na coluna.

Caso precise de um profissional procure o Dr. Lucas Vasconcellos, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

Sociedade Brasileira de Coluna