Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Problemas na coluna pela má postura corporal

imagem ilustrativa
Imagem: Shutterstock

6 novembro, 2023

Por:

Má postura corporal pode causar alterações na coluna que, se não forem tratadas, podem trazer sérios prejuízos à saúde do paciente

Uma das funções da coluna vertebral é dar sustentação ao corpo e garantir a postura adequada. A coluna deve estar ereta quando estamos em pé, sentados ou deitados para não sobrecarregar ossos, articulações, ligamentos, músculos e outras estruturas, o que pode causar dores e outros problemas de saúde mais sérios.

A má postura corporal pode causar dores de cabeça, dificuldades de sono, cansaço e problemas na coluna, que podem se agravar ao longo do tempo se não houver uma correção no modo como nos posicionamos. Por essa razão, é importante ter atenção para manter uma postura correta durante o trabalho, ao fazer uma caminhada e até para relaxar sentado no sofá, por exemplo.

Entre em contato para o tratamento das lesões causadas pela má postura corporal

Consequências na coluna da má postura corporal

A má postura corporal sobrecarrega os discos e vértebras da coluna por não distribuir corretamente o peso e causar alterações nas regiões cervical e lombar. Além das famosas dores nas costas que atingem grande parte da população, as consequências da má postura corporal podem desencadear problemas como:

  • Cifose: curvatura acentuada da coluna, conhecida popularmente como “corcunda”, que causa incômodo físico e estético;
  • Lordose: curvatura mais acentuada na região lombar e cervical que pode causar dores;
  • Osteófitos: crescimento de saliência óssea ao redor das vértebras, o chamado “bico de papagaio”;
  • Hérnia de disco: lesão da coluna caracterizada pelo deslocamento do disco intervertebral.

Como corrigir a má postural corporal?

A melhor forma de corrigir a má postura corporal é treinar o corpo para manter a coluna ereta e o corpo alinhado, e prestar atenção em si mesmo para não ficar em uma posição inadequada.

Ao ficar sentado, principalmente para quem trabalha muito tempo dessa maneira, encoste a lombar na cadeira, apoie os dois pés no chão ou em algum suporte e deixe os ombros para baixo. É importante também não ficar muito tempo parado na mesma posição e fazer pequenas pausas para evitar o desgaste da coluna, além de deixar a tela do computador sempre na altura dos olhos.

Para ficar em pé, a postura correta envolve deixar o peito um pouco para a frente e o abdômen contraído, além de deixar o peso bem distribuído entre as pernas. Para corrigir a má postura corporal ao caminhar, deixe o pescoço reto e use calçados confortáveis para não tensionar a coluna.

Na hora de dormir, também temos que ter cuidado para não adotar uma má postura corporal, já que ficamos horas deitados. O recomendado é dormir de lado ou de barriga para cima, contanto que a coluna, o pescoço e a cabeça estejam alinhados.

Outras recomendações para melhorar a postura são:

  • Praticar exercícios físicos regularmente para fortalecer a musculatura do abdômen e das costas, bem como prevenir lesões;
  • Fazer sessões de alongamento;
  • Procurar um especialista em coluna ao notar sintomas como dores e desconforto nas costas para não deixar o problema se agravar.

Entre em contato para o tratamento das lesões causadas pela má postura corporal

Tratamentos para os problemas na coluna

O tratamento para as alterações que causam dores e demais sintomas na coluna dependem diretamente da causa do problema. No geral, as opções conhecidas incluem:

  • Fisioterapia;
  • Medicamentos;
  • Acupuntura;
  • Infiltrações na coluna;
  • Cirurgia;
  • Mudanças no estilo de vida, com a prática de exercícios e correção de má postura corporal.

Qual profissional procurar para o tratamento?

O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião da coluna vertebral com especialização em cirurgia endoscópica e minimamente invasiva da coluna, realizada na Alemanha. Além de ter toda a experiência e qualificação necessárias para diagnosticar alterações e indicar o melhor tratamento para problemas de coluna, o Dr. Lucas e sua equipe oferecem atendimento personalizado de acordo com as necessidades de cada paciente.

Entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos.

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos

Sociedade Brasileira de Coluna

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia