Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os riscos de uma cirurgia na coluna?

imagem de uma cirurgia na coluna
Imagem: Shutterstock

12 abril, 2023

Por:

Embora a cirurgia de coluna seja um procedimento bastante seguro, especialmente com a aplicação de técnicas minimamente invasivas, toda intervenção certamente envolve riscos

A coluna vertebral é uma estrutura essencial para a sustentação e movimentação do corpo, além proteger a medula espinhal e as raízes nervosas. Trata-se de uma estrutura fundamental para o funcionamento do organismo e que, quando apresenta problemas degenerativos ou é afetada por traumas e doenças, pode necessitar de uma intervenção operatória para garantir conforto e qualidade de vida ao paciente.

Uma preocupação bastante comum entre os indivíduos que necessitam de um procedimento desse tipo diz respeito aos riscos de uma cirurgia na coluna, já que esta é uma estrutura complexa e que abriga a delicada medula espinhal. Com o desenvolvimento das técnicas minimamente invasivas, entretanto, é possível afirmar que esse tipo de intervenção é bastante seguro e eficaz.

Entenda mais detalhes sobre os riscos de uma cirurgia na coluna e como essa intervenção é realizada.

Entre em contato agora mesmo com o Dr. Lucas Vasconcellos

Quando é indicada uma cirurgia de coluna?

A cirurgia de coluna é uma intervenção geralmente indicada para pacientes que apresentam doenças degenerativas ou alterações que causam dor — como fraturas, tumores e deformidades — e que não podem mais ser controladas por meio de terapias conservadoras. Em geral, a intervenção é indicada nos casos em que os riscos de uma cirurgia na coluna são menos expressivos do que os benefícios que podem ser alcançados a partir do procedimento.

Para avaliar se a realização da cirurgia de coluna é a melhor opção terapêutica para determinado paciente, um neurocirurgião especialista em coluna deverá avaliar o quadro de maneira individualizada, identificando os sintomas e desconfortos apresentados, assim como a evolução da condição. Esse especialista também deverá solicitar exames específicos para avaliar os possíveis riscos de uma cirurgia na coluna.

A avaliação pré-operatória também é essencial para que o neurocirurgião consiga planejar o procedimento de maneira adequada, minimizando ainda mais os riscos de uma cirurgia na coluna.

Possíveis riscos de uma cirurgia na coluna

Por mais que as metodologias minimamente invasivas tenham diminuído significativamente os riscos de uma cirurgia na coluna, eles existem — assim como em qualquer outro tipo de procedimento médico. É fundamental que os pacientes tenham conhecimento a respeito das intercorrências que podem surgir tanto durante a intervenção como ao longo do processo pós-operatório, sendo dever do cirurgião esclarecer essas questões.

Entre os principais riscos de uma cirurgia na coluna, é importante destacar:

  • Reação à anestesia;
  • Sangramento;
  • Lesão vascular;
  • Infecção;
  • Lesão neurológica;
  • Falha nos implantes, sobretudo em cirurgias de artrodese e outros procedimentos que os utilizam.

Entre em contato agora mesmo com o Dr. Lucas Vasconcellos

Cuidados após a cirurgia de coluna

Os cuidados pós-operatórios, assim como o tempo necessário para a recuperação da cirurgia de coluna, dependem diretamente das características de cada caso e da metodologia operatória utilizada pelo especialista. Em geral, pode ser recomendado repouso relativo nos primeiros dias após o procedimento, passando a realizar movimentos mais leves após uma semana. Atividades físicas mais intensas devem ser realizadas somente após liberação médica.

Para evitar infecções e controlar a dor, o cirurgião deverá recomendar ainda a ingestão de medicamentos específicos, controlando assim alguns dos principais riscos da cirurgia da coluna. Todos os cuidados pós-operatórios são individualizados e devem ser passados pelo especialista ao longo da internação hospitalar e no momento da alta médica.

Qual a importância de se consultar com um especialista em coluna?

O neurocirurgião especialista em coluna é responsável por cuidar de todo o sistema nervoso central e periférico dos pacientes, que se estende ao longo de toda a coluna vertebral. Consultar-se com um especialista em neurocirurgia que atue com foco em cirurgias de coluna é a melhor maneira de minimizar os riscos da cirurgia da coluna, uma vez que esse profissional está apto a realizar a intervenção de maneira segura e efetiva.

O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião da coluna vertebral com aprofundado conhecimento em metodologias minimamente invasivas, que utilizam métodos menos agressivos ao organismo do paciente.

Agende sua consulta e entenda mais sobre o assunto com o Dr. Lucas Vasconcellos.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Coluna;

AO Spine.