Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Como é a recuperação da artroplastia lombar?

Objeto que representa ossos da coluna e estetoscópio,
Imagem: Shutterstock

5 abril, 2024

Por:

Recuperação pós-operatória normalmente é rápida, permitindo que o paciente retome sua rotina em poucas semanas

A artroplastia lombar é uma intervenção cirúrgica realizada na porção inferior das costas do paciente e consiste basicamente na remoção de um disco intervertebral lesionado e sua substituição por uma prótese que cumpre a mesma função da estrutura original. Trata-se de uma cirurgia indicada para aliviar as dores sentidas pelos indivíduos que sofrem com doenças degenerativas de disco.

Tire suas dúvidas sobre artroplastia lombar!

Esta metodologia de tratamento se destaca por ser mais moderna e mais vantajosa do que a artrodese — que promove a fusão de vértebras e compromete a movimentação, além de reduzir a capacidade de a coluna absorver impactos. Entretanto, é sempre necessário que o paciente seja avaliado por um neurocirurgião de coluna para saber se é um bom candidato à cirurgia.

Por se tratar de uma cirurgia na coluna, é comum que os pacientes tenham dúvidas a respeito da recuperação da artroplastia lombar. Saiba mais detalhes sobre o pós-operatório dessa intervenção!

Como é feita a artroplastia lombar?

A cirurgia tradicional de artroplastia lombar é realizada com o paciente anestesiado e deitado de barriga para cima. A incisão no abdômen pode ser feita de maneira transversal (horizontal) ou longitudinal (vertical ou diagonal), dependendo das características anatômicas do paciente e da localização da vértebra que será substituída.

Para acessar a vértebra doente, o cirurgião cuidadosamente move os órgãos e vasos sanguíneos da região. Em seguida, o profissional remove o disco intervertebral danificado e, caso necessário, faz a descompressão dos nervos do local. Por fim, a prótese é posicionada entre os ossos, os órgãos são devolvidos aos seus lugares corretos e o corte é fechado.

Atualmente, é sempre preferível a realização da artroplastia lombar a partir de técnicas minimamente invasivas. Neste tipo de intervenção, o acesso à coluna é feito por meio de cortes pequenos (de 2 a 5 centímetros), por onde são inseridos equipamentos cirúrgicos que serão utilizados para a remoção do disco doente e a inserção da prótese artificial.

Como é o pós-operatório da artroplastia lombar?

Em geral, a recuperação da artroplastia lombar é rápida, permitindo que o paciente retome suas atividades após algumas semanas. Nos casos em que a intervenção foi realizada a partir de metodologias minimamente invasivas, o tempo de recuperação da artroplastia lombar é ainda menor, sendo marcada por menos desconfortos pós-operatórios.

Os principais cuidados necessários ao longo do processo de recuperação da artroplastia lombar incluem:

  • Evitar atividades físicas intensas e de impacto até liberação médica;
  • Administrar medicamentos analgésicos conforme prescrição do cirurgião;
  • Fazer fisioterapia conforme orientado pelo especialista;
  • Comparecer às consultas de acompanhamento com o especialista, de modo a monitorar a recuperação da artroplastia lombar e avaliar a cicatrização.

Quanto tempo é necessário para a recuperação total da artroplastia lombar?

O tempo necessário para a completa recuperação da artroplastia lombar pode variar significativamente de paciente para paciente e depende de vários fatores, incluindo o tipo específico de artroplastia realizado, a extensão da cirurgia, a saúde geral do paciente e sua aderência às orientações médicas. Vale lembrar que, embora sejam incomuns, algumas intercorrências podem se manifestar ao logo do processo.

Em geral, o tempo de recuperação da artroplastia lombar pode ser de algumas semanas a 6 meses, em média.

Artroplastia lombar com o Dr. Lucas Vasconcellos

A artroplastia lombar é uma intervenção que, além da coluna vertebral, envolve nervos e articulações. Por isso, o ideal é que a cirurgia seja planejada e executada por um neurocirurgião de coluna com ampla experiência em procedimentos do tipo — como é o caso do Dr. Lucas Vasconcellos, que acumula diversas especializações na área, tanto em instituições nacionais como internacionais.

O Dr. Lucas é neurocirurgião especializado em cirurgias da coluna vertebral e possui conhecimento específico em metodologias minimamente invasivas e em cirurgia robótica. Para saber mais a respeito do procedimento e entender como é a recuperação da artroplastia lombar, entre em contato e agende uma consulta.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Coluna;

Dr. Lucas Vasconcellos.