Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Recuperação pós-infiltração na coluna

imagem ilustrativa
Imagem: Shutterstock

6 julho, 2023

Por:

Procedimento é seguro e minimamente invasivo, sendo necessários apenas alguns dias de repouso antes de o paciente retomar suas atividades diárias

Quem sofre com fortes dores e desconfortos na coluna certamente já ouviu falar da infiltração, também conhecida como bloqueio anestésico na coluna. O procedimento é indicado para alívio da dor e inflamação quando o uso de medicamentos e tratamentos como fisioterapia e fortalecimento muscular não surtiram os resultados desejados.

A infiltração na coluna é um tipo de tratamento em que o médico aplica medicamentos, como analgésicos para aliviar a dor e corticoides que têm ação anti-inflamatória, diretamente na coluna. Como trata-se de um procedimento minimamente invasivo, a recuperação pós-infiltração na coluna é rápida, e o paciente pode retomar suas atividades dentro de poucos dias. Confira como é a recuperação pós-infiltração na coluna e outros benefícios do procedimento.

Entre em contato para realizar a sua infiltração na coluna

Como é feita a infiltração na coluna?

A infiltração na coluna é um procedimento seguro e rápido, dura cerca de 30 minutos e pode ser realizada no consultório médico quando a aplicação é superficial. Infiltrações mais profundas devem ser realizadas em ambiente cirúrgico com o auxílio de um aparelho que mostra as imagens da coluna em tempo real (fluoroscopia).

O paciente fica de bruços e recebe uma anestesia local para que seja introduzida a agulha fina até a coluna para aplicar os medicamentos. O procedimento de infiltração na coluna não costuma causar dor instantânea, a região apenas fica dormente por algumas horas por conta da anestesia.

A recuperação pós-infiltração na coluna é a mesma, tanto para pessoas que se submeteram ao procedimento realizado em nível ambulatorial como para as que se submeteram ao procedimento realizado em centro cirúrgico. O paciente pode retornar para casa depois de algumas horas e já iniciar o processo de recuperação pós-infiltração na coluna.

Cuidados após o procedimento

Por ser um tratamento pouco invasivo, sem nenhum tipo de corte, a recuperação pós-infiltração na coluna é bastante rápida e permite que o paciente retome suas atividades diárias brevemente. Logo após o procedimento, o paciente não deve dirigir, e é preferível ter a companhia de um amigo ou familiar para retornar para casa.

A recuperação pós-infiltração na coluna inicia-se com repouso de um ou dois dias, e o paciente pode sentir um pouco de dor nos locais da infiltração nesse período. Isso é normal e acontece por causa do efeito irritativo do corticoide, que demora até cinco dias para ser reabsorvido.

Entre em contato para realizar a sua infiltração na coluna

O que esperar após a infiltração na coluna?

A melhora da dor e do processo inflamatório pode ser sentida pelo paciente logo nos primeiros dias de recuperação pós-infiltração na coluna, e o efeito pode ser definitivo ou durar alguns meses, dependendo do caso. O acompanhamento do caso por um médico especialista em coluna é fundamental para avaliar a necessidade de realizar tratamentos complementares ou uma nova infiltração se os sintomas retornarem. Alguns pacientes, inclusive, podem não precisar mais de uma cirurgia na coluna anteriormente cogitada, dependendo da avaliação médica e da recuperação pós-infiltração na coluna.

Quando a infiltração na coluna é indicada?

A infiltração na coluna é um procedimento que pode aliviar a inflamação e dores crônicas na coluna de pacientes que já tentaram outras terapias conservadoras, mas que não apresentaram bons resultados. Em geral, os pacientes indicados para esse procedimento são aqueles que apresentam os seguintes diagnósticos:

  • Hérnia de disco;
  • Artrose;
  • Osteofitose (bico de papagaio);
  • Estenose do canal;
  • Espondilose;
  • Protusões discais;
  • Sacroileíte;
  • Doenças degenerativas da coluna.

A indicação da infiltração na coluna depende de uma avaliação prévia do quadro clínico do paciente pelo médico especialista em coluna.

Qual profissional procurar para realizar a infiltração na coluna?

A infiltração na coluna pode ser realizada por um médico especialista em coluna, seja ele ortopedista, seja ele neurocirurgião da coluna. O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião da coluna vertebral com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e se destaca por oferecer soluções minimamente invasivas aos seus pacientes que sofrem com problemas e alterações na coluna.

Entre em contato para realizar a sua infiltração na coluna

Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos.

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos

Sociedade Brasileira de Coluna

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia