Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Sintomas da ciatalgia

homem cor dor nas costas, sentindo os sintomas da ciatalgia
Imagem: Shutterstock

22 março, 2024

Por:

Reconhecer os sintomas da ciatalgia e buscar o tratamento adequado é crucial para qualidade de vida do paciente

A ciatalgia — também conhecida como dor no nervo ciático, dor ciática ou apenas ciática — é uma dor neuropática que se manifesta quando o nervo ciático está inflamado, comprimido ou lesionado. As causas desta alteração podem variar bastante, uma vez que a compressão do nervo ciático pode ser causada por condições como hérnia de disco, estenose espinhal, lesões, tensão muscular e protrusão dos discos intervertebrais.

A ciatalgia é um sintoma que geralmente é muito intenso e desconfortável ao paciente, comprometendo sua qualidade de vida de maneira significativa. Além da dor, há diversos outros sintomas da ciatalgia que podem prejudicar o dia a dia do paciente. Porém, com o diagnóstico e tratamento adequados, é possível recuperar a funcionalidade do nervo ciático. Entenda melhor a seguir!

Quero entender mais sobre a ciatalgia!

Principais sintomas da ciatalgia

A ciatalgia é caracterizada por uma dor que se origina na região lombar e irradia para uma das pernas, passando pela nádega e seguindo pela face posterior e/ou lateral da coxa. Este desconforto é obrigatoriamente sentido abaixo do joelho, se estendendo pela perna até o pé.

Os sintomas da ciatalgia, além da irradiação da dor, geralmente incluem:

  • Redução da força muscular;
  • Perda de sensibilidade ou diminuição dos reflexos na região afetada;
  • Sensação de formigamento, queimação e dor lancinante na perna;
  • Aumento da dor ao tossir, espirrar ou sentar-se;
  • Dor intensificada quando o paciente está deitado e realiza o movimento de elevar o membro inferior esticado.

Como é feito o diagnóstico da ciatalgia

Para a realização do diagnóstico clínico da condição, é preciso identificar os sintomas da ciatalgia e entender o nível de dor que o paciente está sentindo. Para isso, é realizada uma avaliação física que inclui testes de sensibilidade, força e reflexo.

Se os sintomas da ciatalgia persistirem por mais de 6 semanas, devem ser realizados exames de imagem e eletrodiagnóstico. Em alguns casos, é necessária a realização de ressonância magnética, tomografia computadorizada e discografia (exame para avaliação de anormalidades em um disco intervertebral) para identificar a causa da ciatalgia.

Opções de tratamento para a ciatalgia

Para um tratamento eficaz, é recomendado que o paciente procure um especialista assim que identificar os primeiros sintomas da ciatalgia. Casos mais leves podem ser tratados de maneira conservadora com administração de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, além de realização de alongamentos, acupuntura e fisioterapia.

Nos casos em que os sintomas da ciatalgia são mais graves ou não podem ser controlados a partir do tratamento conservador, pode ser indicada a realização de uma intervenção cirúrgica para a descompressão do nervo ciático. O paciente deve ser criteriosamente avaliado pelo neurocirurgião, que poderá identificar se a cirurgia é a melhor opção para aliviar os sintomas da ciatalgia.

Tenho dores no nervo ciático e quero agendar uma consulta!

É possível prevenir os sintomas de ciatalgia?

Embora não seja possível prevenir completamente a manifestação dos sintomas da ciatalgia, alguns cuidados podem ajudar a proteger a coluna e minimizar a ocorrência de crises. Entre as principais medidas preventivas, estão:

  • Prática regular de exercícios físicos;
  • Controle do peso corporal;
  • Manutenção de uma postura adequada ao sentar-se;
  • Uso de técnicas adequadas de levantamento de peso.

Dr. Lucas Vasconcellos: neurocirurgião da coluna

O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião da coluna formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e especialista em Cirurgia da Coluna. O profissional acumula ampla experiência em metodologias minimamente invasivas e a inovadora cirurgia robótica de coluna.

Não deixe que as crises e sintomas da ciatalgia prejudiquem a sua qualidade de vida. Marque a sua consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos!

Marcar uma consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos!

 

Fontes:

Manual MSD

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

Sociedade Brasileira de Coluna

Organização Mundial da Saúde (OMS)