Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tipos de hérnia de disco

imagem ilustrativa de um homem cor dor na coluna
Imagem: Shutterstock

12 julho, 2023

Por:

A hérnia pode ser classificada de acordo com a região da coluna afetada ou a forma como o disco foi alterado

A coluna vertebral é uma estrutura complexa formada por diversas vértebras e discos intervertebrais (que absorvem o impacto do corpo e evitam o atrito entre as vértebras). Por serem fibrosos e cartilaginosos, os discos intervertebrais funcionam como amortecedores, protegendo a coluna e a medula espinhal.

A hérnia de disco ocorre quando há desgaste da parte externa do disco e o núcleo escapa para fora, pressionando as raízes nervosas, o que provoca dor e desconforto na região. Esse é um problema que afeta 8 em cada 10 pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aparecendo cada vez mais em indivíduos mais jovens.

Existem diferentes tipos de hérnia de disco, que podem ser classificados de acordo com sua localização ou a forma como o disco foi alterado.

Quais os principais tipos de hérnia de disco?

Como dissemos acima, os tipos de hérnia de disco podem variar de acordo com a região da coluna afetada ou a forma como o disco foi alterado. Vamos conhecer cada um deles a seguir.

Hérnia de disco cervical

Tipo de hérnia de disco que afeta a região do pescoço, causando dor local que pode irradiar para os braços, mãos e dedos.

Hérnia de disco torácica

O abaulamento dos discos intervertebrais da região torácica, localizados entre a base do pescoço e o meio das costas, causa dor na parte central da coluna, que pode irradiar para as costelas. Outros sintomas são dor ao respirar e formigamento nas pernas e costelas.

Hérnia de disco lombar

Como o próprio nome indica, esse tipo de hérnia de disco atinge a parte inferior das costas e provoca dores, formigamento e sensação de fraqueza nas pernas.

Hérnia de disco protusa

Um dos tipos de hérnia de disco mais comuns, caracterizado pela alteração do formato do disco, que fica com a base mais volumosa e achatada, mas não há escape do núcleo.

Hérnia de disco extrusa

Há uma fissura na parte externa fibrosa do disco, o que causa vazamento e deformação do núcleo.

Hérnia de disco sequestrada

São os casos mais graves de hérnia de disco, pois o núcleo é seriamente danificado pela fissura da parte fibrosa e pode vazar para o canal medular.

Causas da hérnia de disco

O desgaste da camada externa do disco intervertebral pode ocorrer por diferentes fatores ou a junção de alguns deles. Pessoas que mantêm uma má postura no dia a dia ou que não têm cuidado ao carregar objetos muito pesados estão mais suscetíveis a sofrer os efeitos da hérnia de disco. Entre as principais causas da hérnia de disco, podemos destacar:

  • Processo natural de envelhecimento;
  • Excesso de peso corporal;
  • Excesso de atividade física de alto impacto;
  • Traumas na coluna ocasionados por quedas;
  • Problemas genéticos.

Como evitar os diferentes tipos de hérnia de disco?

A melhor forma de se prevenir contra a condição é evitar os fatores de risco que favorecem o surgimento dos diferentes tipos de hérnia de disco. Alguns bons hábitos podem evitar o desgaste precoce dos discos intervertebrais e manter o corpo saudável, como:

  • Não fumar, já que o tabagismo enfraquece os tecidos do organismo;
  • Manter uma postura adequada em sua rotina, para preservar as estruturas da coluna;
  • Praticar exercícios físicos com a supervisão de um profissional;
  • Evitar levantar cargas muito pesadas que demandam muito esforço físico;
  • Controlar o peso corporal;
  • Evitar a prática de movimentos muito repetitivos;
  • Não ficar sentado ou em pé por longos períodos.

Tratamento para os tipos de hérnia de disco

O tratamento depende diretamente do tipo de hérnia de disco, da gravidade do quadro e dos sintomas apresentados, sendo que a maioria dos casos pode ser solucionada com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, sessões de fisioterapia e repouso.

A cirurgia só é recomendada para casos mais graves (hérnias de disco extrusas ou sequestradas) e quando as terapias conservadoras não demonstraram resultados eficazes. Um médico especialista em coluna possui o conhecimento necessário para diagnosticar os diferentes tipos de hérnia de disco e indicar o tratamento mais adequado, sempre levando em conta as particularidades de cada caso.

O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião da coluna vertebral com especialização em cirurgia da coluna e cirurgia minimamente invasiva, um profissional capacitado para tratar a hérnia de disco e outras alterações na coluna.

Entre em contato e agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos.

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos

Sociedade Brasileira de Coluna

Organização Mundial de Saúde (OMS)