Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tipos de infiltração na coluna

imagem ilustrativa
Imagem: Shutterstock

12 maio, 2023

Por:

Aplicação de medicamentos diretamente nos pontos de dor pode ser realizada em toda a extensão da coluna

A infiltração na coluna é um dos tratamentos que visam minimizar a dor, a inflamação e o desconforto na região de forma minimamente invasiva. Também conhecido como bloqueio anestésico na coluna, o procedimento pode ser realizado em pontos específicos, como a região cervical, torácica, lombar, sacro e cóccix.

No procedimento, o médico responsável aplica medicamentos, como analgésicos, anestésicos, anti-inflamatórios e corticoides, por meio de seringas e agulhas diretamente nos pontos de dor, o que proporciona alívio imediato das dores e desconforto.

O procedimento é rápido — costuma durar menos de uma hora —, e é realizado sem nenhum tipo de corte. O médico utiliza apenas anestesia local e sedação, o que permite que o paciente volte para casa logo após ter feito a infiltração. Normalmente, é recomendado ficar 24 horas de repouso antes de retornar às atividades diárias.

Entre as principais condições que os tipos de infiltração na coluna podem tratar estão:

  • Dor lombar;
  • Dor cervical;
  • Dor no cóccix;
  • Hérnia de disco lombar;
  • Hérnia de disco cervical;
  • Osteofitose (bicos de papagaio);
  • Contraturas;
  • Estenose.

Existem vários tipos de infiltração na coluna, que podem variar de acordo com os sintomas e região no qual os medicamentos serão aplicados. Vamos detalhar cada um deles a seguir.

Diferentes tipos de infiltrações na coluna

O médico especialista em coluna pode realizar o procedimento com várias técnicas diferentes, mas os tipos de infiltração na coluna mais conhecidos são:

Infiltração facetária

Esse tipo de infiltração na coluna serve para aliviar a dor nas articulações facetárias da lombar. O paciente costuma sentir dores nas costas, ao levantar-se da cama e que podem irradiar para as pernas. Além do alívio das dores, a infiltração facetária serve também como uma forma de diagnóstico, uma vez que possibilita ao médico confirmar a origem exata das dores do paciente e definir qual tratamento é mais adequado.

Infiltração foraminal ou radicular

A aplicação dos medicamentos é realizada no forâmen intervertebral, orifício de passagem de nervos que conduzem estímulos neurológicos para os braços e pernas. Geralmente, pacientes que recebem esse tipo de infiltração na coluna têm inflamação nos nervos causada por hérnia de disco, estenose e osteofitose.

Infiltração epidural

A infiltração epidural acontece na região do saco dural, um pequeno espaço de gordura onde fica a medula óssea. Esse local é irrigado por vários nervos que se estendem da região cervical até o sacro. O procedimento é indicado para tratar quadros de inflamação dos nervos espinhais em seu trajeto no canal vertebral causados por alguns problemas, como:

  • Hérnia de disco lombar;
  • Hipertrofia dos ligamentos da coluna;
  • Espondilolistese degenerativa;
  • Espondilolistese ístmica;
  • Protrusão e degeneração discal.

Infiltração sacroilíaca

Tipo de infiltração na coluna para tratar de uma inflamação chamada sacroileíte, local da articulação entre a coluna vertebral e a bacia. A sacroileíte provoca dor e enrijecimento na lombar, nas nádegas e dor irradiada para as pernas.

Infiltração na raiz do nervo

Quando o diagnóstico por exames físicos ou de imagem não fornece com precisão a origem das dores, o médico especialista em coluna pode fazer a infiltração de medicamentos diretamente na saída do nervo. Esse procedimento pode ser chamado de infiltração diagnóstica ou teste terapêutico.

Como saber qual infiltração é a ideal?

Como pudemos ver, os diferentes tipos de infiltração na coluna variam de acordo com o local da aplicação, por isso é importante o diagnóstico correto com exames físicos e de imagem para tratar cada caso de maneira eficaz.

Além disso, no momento da infiltração, o médico tem o auxílio de equipamentos de imagem, tais como radioscopia e tomografia computadorizada, para guiá-lo até o ponto específico que causa a dor.

Qual profissional realiza a infiltração na coluna

O médico especialista em coluna com especialização em procedimentos minimamente invasivos é um profissional habilitado e com conhecimento suficiente para realizar os diferentes tipos de infiltração na coluna.

O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião da coluna vertebral com o título de especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Possui ampla experiência em procedimentos menos invasivos que aliviam as dores e reduzem a inflamação, o que evita a necessidade de cirurgias abertas.

Agende sua consulta e entenda mais sobre o assunto com o Dr. Lucas Vasconcellos.

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos

Sociedade Brasileira de Coluna

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia