Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os tratamentos para fratura na coluna?

imagem ilustrativa
Imagem: Shutterstock

8 fevereiro, 2023

Por:

Nem todo tratamento para fratura na coluna precisa de cirurgia. Continue a leitura e saiba mais!

O termo “fratura” já é algo que pode assustar pacientes. Quando se fala em fratura na coluna, a percepção é ainda pior. E, de fato, quem sofre com esse problema e precisa buscar tratamentos para fratura na coluna sabe que essa jornada é complicada, mas fundamental, já que se não tratado da forma correta, a pessoa que sofre com a fratura na coluna pode sofrer graves consequências. A paralisia permanente, por exemplo, é uma delas.

Continue a leitura e entenda mais sobre quais são os tratamentos para fratura na coluna e como eles podem ajudar a pessoa a retomar a qualidade de vida.

O que é fratura na coluna?

As fraturas na coluna são rupturas das vértebras que podem acontecer em qualquer um dos três segmentos da coluna vertebral: cervical, torácica e lombar.

Os traumas que acontecem na coluna cervical são os mais perigosos, pois podem causar a perda da função da medula espinhal abaixo do nível da lesão, o que leva à para ou tetraplegia – quando há a perda de mobilidade e sensibilidades dos membros superiores e inferiores.

As causas de fraturas na coluna são diversas, geralmente causados por alto impacto, por exemplo:

  • Acidentes de trânsito;
  • Queda de grande altura;
  • Acidentes em esportes;
  • Pacientes com osteoporose ou tumores ósseos que tem o enfraquecimento da sustentação da coluna.

Existem vários tipos de fratura na coluna e a classificação é baseada no padrão da lesão, considerando também se a espinal medula foi atingida ou não. O tratamento para fratura na coluna também dependerá dessa avaliação.

Opções de tratamento para fratura na coluna

Como as fraturas na coluna são lesões de alto risco, é fundamental que o plano de tratamento para fratura na coluna seja avaliado por um profissional qualificado.

Um fato importante é que nem todo tratamento para fratura na coluna será um caso cirúrgico. Se a fratura está estável, por exemplo, o uso de coletes ortopédicos já pode estabilizar a fratura. Conheça mais sobre esses e outros tratamentos para fratura na coluna:

Tratamentos conservadores

São indicados quando a fratura é estável e não apresenta lesões neurológicas. Entre os principais, estão:

  • Repouso no leito;
  • Uso de órteses para coluna ou pescoço, que são aparelhos provisórios para alinhar, corrigir ou regular a região.

Fisioterapia

Alguns tipos de exercício da fisioterapia aceleram a recuperação do paciente, já que fortalecem os músculos da coluna.

Cirurgia

É indicada para os casos em que há fratura grave, em pacientes que apresentam lesão neurológica, compressão do canal vertebral superior a 50%, redução da altura do corpo vertebral maior que 50% e outros sinais de que há instabilidade no segmento vertebral.

Fraturas que possuem alterações no sistema nervoso ou que têm potencial de colocar em risco funções relacionadas a movimentação têm indicação de tratamento cirúrgico. Nos demais casos, onde não há risco de lesão das estruturas nervosas, podemos utilizar métodos não cirúrgicos.

Agende já sua consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos

Agendar agora

Qual profissional ideal para o tratamento para fratura na coluna

Ainda que o médico especializado em ortopedia seja o responsável pelos cuidados com a coluna e possa realizar a cirurgia caso tenha essa especialidade, é preciso também contar com o apoio de um neurocirurgião, especialmente nos casos mais graves em que o sistema nervoso foi impactado com a fratura.

O ortopedista tem formação profissional voltada para o tratamento das patologias do sistema músculo esquelético enquanto a formação do neurocirurgião tem enfoque no tratamento das doenças do sistema nervoso central, medula, nervos espinhais e periféricos, que podem ser atingidos pela fratura na coluna.

Por isso, combinar o cuidado de ambos os especialistas garante um olhar integral para o seu problema e aumenta as chances do tratamento para fratura na coluna ser um sucesso e o paciente ter de volta a qualidade de vida.

Saiba tudo sobre os problemas na coluna com o Dr. Lucas Vasconcellos, entre em contato e agende uma consulta.

Fonte: Dr. Lucas Vasconcellos