Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Causas da ciatalgia

imagem ilustrativa
Imagem: Shutterstock

9 outubro, 2023

Por:

A ciatalgia pode ser causada por diferentes condições que provocam compressão, inflamação ou irritação das raízes nervosas que formam o nervo ciático

A ciatalgia é a dor no nervo ciático, um sintoma da compressão das raízes nervosas lombares. Como o nervo ciático é o maior do corpo humano, a dor ciática percorre todo o trajeto do nervo, que vai da parte inferior da coluna lombar, passando pela região posterior das coxas e joelhos, até chegar aos pés.

A ciatalgia pode causar dor aguda, sensação de queimação, formigamento, dormência e, em casos mais graves, até perda de força dos membros inferiores. As causas da ciatalgia são variadas, pois qualquer condição que provoque compressão ou inflamação das raízes nervosas pode gerar a dor ciática.

Neste conteúdo, saiba quais são as principais causas da ciatalgia, o diagnóstico e tratamentos mais indicados para essa condição.

Entre em contato agora mesmo

Principais causas da ciatalgia

Entre as principais causas da ciatalgia, a hérnia de disco pode ser citada como a mais comum, mas outras patologias também podem provocar a compressão do nervo ciático. Conheça detalhadamente cada uma a seguir.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é a principal causa de dores nas costas, já que acomete grande parte da população. A condição é caracterizada pelo enfraquecimento e deslocamento do disco intervertebral para fora de sua posição, criando uma protuberância que comprime as raízes nervosas da região e causa dores e desconfortos.

Bicos de papagaio

A osteofitose é o crescimento anormal de uma saliência óssea ao redor das vértebras causada pelo desgaste da articulação vertebral, aparecendo como uma das causas da ciatalgia.

Osteoartrite

Também conhecida como artrose, a osteoartrite é o desgaste da cartilagem que reveste as articulações, entre elas a da coluna. A doença surge com o processo natural de envelhecimento, manifestando-se em 80% a 90% das pessoas acima de 40 anos.

Espondilolistese

O deslizamento de uma vértebra da coluna sobre a outra pode ocorrer em qualquer parte da coluna, mas é mais comum na região lombar. Desta forma, a espondilolistese é uma das causas da ciatalgia porque o deslizamento da vértebra acaba pressionando as raízes nervosas que saem da coluna vertebral.

Traumas ou tumores na coluna

Lesões na coluna decorrentes de traumas podem comprimir o nervo ciático, assim como o crescimento de tumores na região lombar, que, embora menos comum, também podem causar a dor ciática.

Entre em contato agora mesmo

Como diagnosticar a ciatalgia

O exame físico para identificar quais raízes nervosas estão afetadas e a análise da história clínica do paciente são suficientes para realizar o diagnóstico da ciatalgia. Os exames de imagem são importantes para identificar as causas da ciatalgia e dar mais detalhes para a orientação do melhor tratamento. Os principais exames são:

  • Radiografia;
  • Eletroneuromiografia;
  • Ressonância magnética;
  • Tomografia computadorizada.

Opções de tratamento para a ciatalgia

O tratamento tem o objetivo de corrigir o quadro que leva à compressão, inflamação ou irritação do nervo ciático, ou seja, as causas da ciatalgia. A maioria dos pacientes é tratada de modo conservador com a indicação de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e o desconforto.

Quando a dor estiver controlada, é necessário adotar algumas medidas para promover a descompressão do nervo e também para proteger a coluna, a fim de evitar as causas da ciatalgia, como:

  • Fisioterapia;
  • Perda de peso;
  • Melhora da postura;
  • Prática de atividades físicas;
  • Alongamentos;
  • Evitar ficar sentado por longos períodos.

A cirurgia só é indicada para casos mais graves ou quando as terapias conservadoras não foram capazes de aliviar o quadro de dor e desconforto do paciente. O tipo de cirurgia vai depender das causas da ciatalgia, mas as técnicas minimamente invasivas surgem como primeira opção para tratar a dor ciática.

O Dr. Lucas Vasconcellos, neurocirurgião especialista em coluna, é um profissional com toda a qualificação necessária para realizar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para a ciatalgia.

Entre em contato e agende a sua primeira consulta para os cuidados com a coluna.

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos

Manual MSD

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia