Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tipos de fratura na coluna

imagem ilustrativa
Imagem: Shutterstock

9 outubro, 2023

Por:

Quedas, acidentes e enfraquecimento ósseo provocado por osteoporose provocam diferentes tipos de fratura na coluna. Conheça quais são.

Uma fratura na coluna é geralmente vista como algo grave, pois dependendo da vértebra afetada, pode haver sérias consequências, inclusive paralisa definitiva de membros do corpo. Isso porque a coluna vertebral é uma das estruturas mais importantes do corpo humano, responsável por proteger a medula espinhal, dar sustentação, equilíbrio e possibilitar o movimento dos membros.

Apesar de ser uma condição que assuste em um primeiro momento, muitos casos de fratura são mais simples e podem ser tratados de maneira conservadora e não comprometer a qualidade de vida do paciente.

Existem diferentes tipos de fratura na coluna, que vão determinar a gravidade de cada caso. Continue a leitura para conhecer quais são os tipos de fratura na coluna.

Entre em contato agora mesmo para tratar das fraturas na coluna

3 tipos de fraturas na coluna

Antes de falar sobre os tipos de fratura na coluna, é preciso explicar de maneira breve a anatomia da região. A coluna vertebral é formada por 33 vértebras intercaladas por discos intervertebrais, dividida em quatro regiões:

  • Coluna cervical;
  • Coluna torácica;
  • Coluna lombar;
  • Coluna sacral.

O local com maior incidência de fraturas é a região toracolombar, justamente porque é onde acontece a transição entre a parte mais rígida (torácica) com a lombar, região mais móvel.

As lesões são motivadas por traumatismos de grande impacto em decorrência de acidentes e quedas, mas também podem ocorrer por condições que enfraquecem os ossos, como a osteoporose.

Os tipos de fratura na coluna são classificados de acordo com os mecanismos de trauma:

Fratura por explosão

Tipo de fratura na coluna causada por um grande trauma, como em um acidente automobilístico, por exemplo. Na fratura por explosão, a vértebra é esmagada e quebrada em várias partes, gerando bastante instabilidade.

Fratura por compressão

Este tipo de fratura na coluna não está relacionado a traumas graves provocados por impactos, mas sim ao enfraquecimento ósseo, muito comum em pacientes com osteoporose. Como o próprio nome indica, a vértebra recebe uma pressão excessiva e fica achatada em sua parte frontal.

Fratura-luxação

Combinação de uma lesão óssea juntamente com o desalinhamento da coluna. Este tipo de fratura na coluna costuma ser o mais grave por ser bastante instável e de alto impacto.

Entre em contato agora mesmo para tratar das fraturas na coluna

Como diagnosticar a fratura na coluna

A história clínica do paciente e o exame físico são importantes para o médico compreender o mecanismo da lesão e iniciar o diagnóstico. Em muitos casos, somente uma radiografia simples já é suficiente para detectar lesões e fraturas na coluna, mas quando houver sintomas neurológicos e instabilidade, o médico pode solicitar outros exames de imagem, como a tomografia e a ressonância magnética, para visualizar melhor as estruturas neurológicas, discais e ligamentares.

Opções de tratamento para as fraturas na coluna

Seja qual for o tipo de fratura na coluna, é importante que o paciente tenha o acompanhamento de um especialista para avaliar a gravidade da condição. O tratamento depende da gravidade, do local e do tipo de fratura na coluna.

Casos mais simples e que não causam deformidades significativas na coluna vertebral podem ser tratados conservadoramente com medicações analgésicas e anti-inflamatórias, principalmente na fase aguda da fratura. Outras recomendações são o uso de coletes ortopédicos para estabilizar a estrutura, juntamente com repouso para reduzir o processo inflamatório.

Já fraturas que apresentam lesão neurológica associada ou são muito instáveis necessitam de uma intervenção cirúrgica. Os procedimentos minimamente invasivos, quando houver indicação do especialista em coluna vertebral, podem ser a melhor opção de tratamento.

Qual profissional trata as fraturas na coluna?

O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião especializado em coluna com amplo conhecimento e experiência na área, tendo realizado mais de 3 mil cirurgias de coluna nos últimos 10 anos. O Dr. Lucas é um profissional capacitado para tratar fraturas na coluna e outras patologias que acometem a região ao oferecer soluções menos agressivas e que prezam pelo bem-estar e saúde do paciente.

Entre em contato agora mesmo para tratar das fraturas na coluna

Entre em contato e agende a sua primeira consulta para os cuidados com a coluna.

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

Sociedade Brasileira de Coluna