Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quando é indicada a infiltração na coluna

imagem ilustrativa
Imagem: Shutterstock

19 setembro, 2023

Por:

Procedimento pode aliviar a dor e inflamação causadas por várias enfermidades que afetam a coluna

A infiltração na coluna é um tratamento bastante eficiente para aliviar de forma rápida o quadro de dor e inflamação na região. O procedimento minimamente invasivo também é conhecido como bloqueio anestésico da coluna e pode ser realizado em pontos específicos, agindo diretamente no foco da dor do paciente. Com o auxílio de uma seringa e agulha, o médico aplica medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios que, além do alívio da dor, pode evitar a necessidade de cirurgias mais complexas.

Vale dizer que a infiltração na coluna é um tratamento auxiliar que deve ser complementado por outras terapias orientadas por profissionais de fisioterapia e atividade física para fortalecer a musculatura da região.

Agora que você já entendeu como funciona o procedimento, confira neste conteúdo quando é indicada a infiltração na coluna.

Entre em contato agora mesmo

Indicação da infiltração na coluna

Uma das situações de quando é indicada a infiltração na coluna é para pacientes que utilizaram medicamentos e mesmo assim ainda sofrem com dores crônicas proveniente de condições que afetam a estrutura muscular, esquelética e neurológica da coluna, entre elas:

Outra questão de quando é indicada a infiltração na coluna é para a confirmação de diagnóstico, pois o procedimento é útil para identificar o ponto de inflamação que causa as dores no paciente.

Para quem não é indicada

Para saber quando é indicada a infiltração na coluna, o paciente deve passar por uma avaliação individual com um médico especialista. Apesar de ser um procedimento seguro e não invasivo, a infiltração na coluna possui algumas contraindicações, como:

  • Problemas de coagulação;
  • Infecção ativa;
  • Doenças cardíacas e diabetes sem controle;
  • Mulheres grávidas.

Entre em contato agora mesmo

Como é feita a infiltração na coluna

Quando é indicada a infiltração na coluna, o procedimento pode ser feito tanto no consultório médico, quanto no hospital, tudo vai depender do tipo e complexidade da infiltração. Aplicações mais superficiais são feitas a nível ambulatorial, enquanto infiltrações mais profundas devem ser realizadas em ambiente cirúrgico com o auxílio de aparelhos de imagem para o médico visualizar a coluna em tempo real e aplicar a medicação no local exato.

O paciente fica de bruços e recebe uma anestesia local antes da injeção de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides, que agem aliviando a dor e inflamação na região. O procedimento é bastante rápido, dura 30 minutos em média, e o paciente já recebe alta após algumas horas.

O paciente não costuma sentir dor quando é indicada a infiltração na coluna, apenas uma dormência no local por algumas horas por conta do efeito da anestesia. A melhora da dor pode ser sentida logo nos primeiros dias e pode ter efeito definitivo ou temporário, de acordo com cada caso.

Dependendo da avaliação do médico especialista em coluna, o tratamento com infiltração associado a exercícios de fisioterapia pode eliminar a possibilidade de uma cirurgia.

Entre em contato agora mesmo

Cuidados após a infiltração na coluna

Um dos benefícios de quando é indicada a infiltração na coluna é que se trata de um procedimento não invasivo, que não agride os tecidos, o que proporciona uma recuperação bastante rápida. O paciente só precisa ficar de repouso por um ou dois dias antes de retornar as suas atividades diárias normalmente.

Durante os primeiros três ou quatro dias, é normal sentir um pouco de dor no local da infiltração, mas ela passa espontaneamente após o organismo absorver a medicação aplicada.

É importante fazer um acompanhamento regular com o médico especialista em coluna para o profissional monitorar o caso e recomendar tratamentos complementares ou até mesmo uma nova infiltração se os sintomas aparecerem novamente.

Caso precise de um profissional, procure o Dr. Lucas Vasconcellos, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Sociedade Brasileira de Coluna